"O educador nunca estará definitivamente pronto, formado, pois que sua maturação se faz no dia a dia na meditação teórica sobre a prática." (Lukesi)

sábado, 26 de dezembro de 2009

O que são Didática e Pedagogia?

Didática
A palavra didática vem do grego: didatikós/didaktike- arte ou técnica de ensinar.
A Didática é uma disciplina técnica e que tem como objetivo específico à técnica de ensino  (direção técnica de aprendizagem). A Didática, portanto, estuda a técnica de ensino em todos seus aspectos práticos e operacionais, podendo ser definida como: "A técnica de estimular, dirigir e encaminhar, no decurso da aprendizagem, a formação do homem". ( AGUAYO)
A formação da teoria da Didática para investigar as lições entre o ensino e a aprendizagem  e suas leis ocorreram no XVII, quando João Amós Comênio (1592-1670), um pastor protestante, escreveu a 1ª obra clássica sobre a Didática, a Didática Magna.
Ele foi o primeiro educador a formular a ideia da difusão dos conhecimentos a todos e criar princípios e regras de ensino

Pedagogia
A palavra pedagogia vem do grego ( pais, paidós = a criança; agein = conduzir; logos = tratado ciência). Na Grécia antiga, eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam à escola. Como escravos ele era submisso à criança, mas tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária. Por este motivo desenvolveram grandes habilidades no trato com crianças.
Hoje, o Pedagogo é o especialista em assuntos educacionais e pedagogia o conjunto de conhecimentos sistemáticos relativos ao fenômeno educativo. A Pedagogia investiga a natureza das finalidades da educação como processo social e a Didática é umas das disciplinas da Pedagogia.

Bibliografia:
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 1994.

2 comentários:

  1. Qual a pagina desta obra. Eu pesque mas não encontrei. grato. Eder Vasconcelos

    ResponderExcluir